A POLIARCO

FOTO: Waldemir Barreto/Agência Senado

O cenário político no Brasil e no mundo é bastante desafiador para organizações privadas e públicas, mesmo para aquelas que não se relacionam com o governo de forma direta. Incertezas políticas afetam o desenvolvimento do país e interferem nas ações das empresas e organizações. Acreditamos que não há desenvolvimento possível sem estabilidade institucional, e que não há estabilidade sem compromisso dos agentes com as instituições.

 

O nome Poliarco faz referência a essa ideia de responsabilização coletiva. Criado por Robert Dahl, na década de 70, o conceito de poliarquia define um sistema complexo e plural — a democracia possível no mundo moderno — marcado por competição política e eleições livres. Aqui, estabilidade política deriva  do compromisso geral com as instituições que regulam o convívio democrático. Este compromisso, acrescentamos, só se concretiza com o entendimento do funcionamento complexo das instituições.

Nosso desafio é justamente mediar a complexa trama de projetos que dá vida ao espaço público. Contribuir para essa mediação e enfrentar desafios com conhecimento denso, consistente e estratégico é nossa principal missão.